Olá pessoas, hj o tema é sério.
Acho que a maioria aqui presente já ouviu o termo "Outubro Rosa" , esse título remete ao movimento popular mundial, destinado à conscientização da população, não só feminina, mas em sua maioria para a prevenção do câncer de mama.
Tudo começou nos EUA, quando o laço rosa foi lançado pela fundação Susan G. Komen For The Cure, e distribuído aos participantes da primeira corrida pela cura, desde então todos os anos essa corrida é realizada, em 1997 outras cidades começaram a criar ações para a prevenção do câncer de mama, denominando assim o outubro rosa.
Hj o mundo inteiro participa deste evento, monumentos públicos, teatros, e até paisagens naturais são "pintados" de rosa, para ajudar na luta contra esse que é um dos maiores causadores de mortes entre as mulheres ao redor do mundo.
As pessoas comumente e por culpa de informações passadas, acham que só tem câncer quem já teve incidência na família, isso está errado, apenas 10% dos casos de câncer de mama são por fatores genéticos, os principais fatores de risco são, gravidez ou menopausa tardias, menstruação precoce, e o fator idade, mulheres acima dos 40 são as principais vítimas.
O câncer de mama assim como toda doença, tem seus níveis de risco, que são do 0 ao 4
- 0-> é quando o câncer está restrito a área onde começou
- 1-> é quando a doença invadiu o local, mas possui no máximo 2cm, podendo ou não ter sido mandado pra outras células.
- 2-> a doença invadiu a região, tem entre 2 e 5cm, e ínguas comprometidas nas axilas.
- 3-> a doença invadiu a região com mais de 5cm e com ínguas muito comprometidas nas axilas.
- 4-> quando a doença já se espalhou por outras partes do corpo.
O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo, sendo o mais popular entre as mulheres, vale ressaltar que os homens também não estão livres desse mal, mas a incidência é de 1% em relação ao sexo feminino.
Mesmo este sendo um grande causador de mortes, ele também é um dos tipos de câncer com um número considerável de cura.
Se for diagnosticado cedo, as chances de cura são bem altas, então, fica aqui minha dica, auto-exame, é simples e fácil de fazer.
Pra finalizar, o tratamento mais comum para o câncer de mama, é a Mastectomia, que é a remoção da mama, que pode ser total ou radical, na total é retirada toda a mama mais os nódulos das axilas, no radical é retirada toda a mama, os nódulos das axilas e toda a musculatura do tórax.
Comentários
Postar um comentário